O mercado financeiro no Brasil iniciou o dia com o Ibovespa oscilando em torno dos 127,7 mil pontos, nas primeiras negociações desta quarta-feira (13).
As atenções estão voltadas para os dados de inflação dos EUA, que podem influenciar o ritmo de afrouxamento monetário do Fed. Enquanto isso, no cenário nacional, o foco está nos balanços corporativos e nas expectativas em relação às medidas fiscais que serão adotadas pelo Banco Central.
As ações dos grandes bancos e da Vale (VALE3) estão em alta, enquanto Petrobras (PETR4) oscila. A leitura do índice de preços ao consumidor dos EUA, referente a outubro, será divulgada às 10h30, com a expectativa dos economistas apontando para uma alta mensal de 0,3% no núcleo do índice.
No Brasil, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assumirá a presidência do BC em janeiro, participará de uma palestra no Fórum de Investimento 2025, promovido pelo Bradesco Asset Management, em São Paulo, às 17h.
Sua participação ocorre um dia após a divulgação da ata do último encontro do Copom, que indicou um possível ciclo de alta da taxa de juros no país. Além disso, o BC anunciou a realização de dois leilões de linha nesta quarta-feira, das 10h30 às 10h35, com uma oferta total de 4 bilhões de dólares.
De acordo com o Ministério da Fazenda, a decisão de incluir o Ministério da Defesa no pacote de corte de gastos será tomada em uma reunião nesta manhã de quarta-feira, com a presença do ministro José Mucio, oficiais e técnicos da equipe econômica. Nos EUA, o Dow Jones Futuro apresentava uma queda de 0,25%, o S&P500 caía 0,19% e o Nasdaq Futuro recuava 0,22%. (Felipe Alves)