A recente eclosão de violência em Israel está conduzindo investidores a optar por ativos considerados mais seguros, enquanto todos aguardam os próximos desenvolvimentos no Oriente Médio para mensurar seus potenciais impactos nos mercados financeiros.
O fim de semana foi marcado pela surpreendente ação armada do Hamas, o grupo palestino, em território israelense. Potências ocidentais, com os Estados Unidos à frente, foram rápidas em denunciar a ofensiva e manifestar solidariedade a Israel.
Analistas, ao longo do fim de semana, projetaram que essa instabilidade geopolítica poderia amplificar a atração por ativos como o ouro, o dólar americano e os Treasuries.
Ao amanhecer de segunda-feira, quando as bolsas asiáticas iniciaram suas atividades, essas previsões se confirmaram. Os futuros do mercado acionário norte-americano mostravam desvalorização, mas commodities como o ouro, petróleo e os Treasuries registravam alta.
Peter Cardillo, renomado economista de mercado da Spartan Capital Securities, pontuou: “Esse é um bom exemplo de por que as pessoas precisam do ouro em suas carteiras.
Ele é uma proteção perfeita contra a turbulência internacional”, e acrescentou que o dólar americano seria igualmente favorecido. “Sempre que há uma turbulência internacional, o dólar se fortalece”, afirmou Cardillo.
Evolução Recente dos Mercados
Nas semanas anteriores, a narrativa dominante foi a antecipação de que os juros nos EUA possivelmente se manteriam em patamares elevados por um período mais prolongado.
Isso se refletiu em um aumento nos rendimentos dos títulos e na apreciação constante do dólar. Paralelamente, o mercado acionário enfrentou perdas consideráveis no último trimestre, mas mostrou sinais de recuperação nos últimos dias.
Reações Globais e Impactos na Energia
Edward Moya, um respeitado analista de mercado baseado em Nova York, observou: “Parece que Wall Street tem um novo risco geopolítico depois que Israel declarou guerra ao Hamas”.
Especialistas voltaram suas atenções, principalmente, para os possíveis efeitos no mercado energético. De fato, os preços do petróleo tiveram um salto significativo, com um aumento superior a 4 dólares por barril nas primeiras horas da sessão asiática de segunda-feira.
Movimentações Cambiais e de Commodities
No universo das moedas, o índice que avalia o dólar frente a outras seis principais divisas internacionais registrou alta de 0,26%, atingindo 106,500.
No que tange às commodities, o petróleo Brent registrava um aumento de 3,07 dólares, ou 3,63%, sendo negociado a 87,65 dólares por barril, enquanto o petróleo WTI (referência nos EUA) avançava 3,13 dólares, ou 3,78%, sendo cotado a 85,92 dólares por barril.
Em relação ao ouro, este mostrou-se mais valioso, com um incremento de 0,88%, alcançando 1.848,30 dólares a onça troy.