“As taxas dos DIs encerraram em alta nesta segunda-feira, rompendo uma sequência de três quedas consecutivas. Isso ocorreu em uma sessão de feriado em várias regiões do Brasil e às vésperas do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.”

O mercado de juros futuros iniciou o pregão em alta, seguindo a ligeira recuperação dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA no início do dia. Esse movimento do mercado se manteve, mesmo quando os rendimentos dos títulos americanos se tornaram negativos durante a tarde.
“A taxa do DI para o mês de janeiro de 2025 encerrou os negócios desta segunda-feira em 10,48%, um incremento em relação à taxa de ajuste anterior que estava em 10,426%. Já a taxa do DI para o mês de janeiro de 2026 fechou em 10,20%, também apresentando um aumento em relação à taxa de ajuste anterior que estava em 10,116%.”
Dentre os contratos mais longos, as taxas para janeiro de 2027 eram de 10,32%, um aumento em relação aos 10,256%. Enquanto isso, as taxas para janeiro de 2028 estavam em 10,56%, um acréscimo em relação aos 10,503%. O contrato para janeiro de 2031 apresentou uma taxa de 10,93%, um aumento em relação aos 10,886%.
“A subida ocorreu após as taxas terem apresentado uma redução consecutiva na sexta-feira, marcando o sétimo declínio em dez sessões.”
“O mercado financeiro relatou que esta segunda-feira foi um dia de negociações “sem grandes movimentações”, principalmente devido ao feriado do Dia da Consciência Negra no Brasil. Esse feriado é celebrado em seis estados do país, incluindo São Paulo, que é o principal centro financeiro.”
Além disso, a quinta-feira será o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e isso terá impacto na liquidez global durante toda a semana.
“No decorrer do dia, os investidores globais continuaram a discutir amplamente a ideia de que o Federal Reserve concluiu seu período de aumento das taxas de juros. Enquanto isso, no Brasil, as preocupações fiscais continuavam a ser monitoradas, embora membros do governo tenham afirmado que a meta de atingir um déficit zero em 2024 não será modificada.”