O notório aplicativo de caronas, BlaBlaCar, projeta que o Brasil se posicione como seu maior mercado até 2024, superando a França, onde foi originalmente fundado.
O otimismo decorre do aumento significativo de 45% em sua atividade nos primeiros seis meses de 2023, em comparação com o ano anterior.
Fechando o Gap com a França
Se o atual ritmo de crescimento for mantido, a empresa espera transportar até 13 milhões de passageiros até o final do ano. Isso reduziria a diferença para apenas 2 milhões em comparação com o mercado francês, sinalizando uma possível virada em 2024.
Desempenho Financeiro e Foco no Crescimento
Em 2022, a receita da BlaBlaCar atingiu 197 milhões de euros, o dobro do valor registrado em 2021. Contudo, o CEO, Nicolas Brusson, destacou em uma entrevista ao Broadcast que o Brasil ainda não contribui significantemente para essa cifra.
“Nesse tipo de mercado, é necessário ter paciência. Primeiro, crescimento e depois, receita”, afirma.
Aposta Brasileira
Além de suas funções básicas, a BlaBlaCar também se consolidou como uma plataforma para a compra de passagens de ônibus desde 2020.
Os dados mostram que, no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 40% no número de viagens compartilhadas e um surpreendente aumento de 140% nas passagens de ônibus vendidas.
Em relação à monetização, Brusson observou que, enquanto em mercados mais maduros há taxas para o serviço de caronas, em lugares como Brasil, México e Índia, elas existem apenas para transações de ônibus.
“Nesses casos, geramos praticamente zero receita ainda, enquanto esses países abrigam 40% dos nossos passageiros”, afirma. Ele vê um grande potencial de receita a ser explorado nesses territórios.
Expansão na América Latina
Além de sua presença significativa no Brasil, a BlaBlaCar também está presente no México, com planos futuros de expandir ainda mais na região latino-americana nos próximos anos.
Esclarecendo Dúvidas Regulatórias
Quanto ao cenário legal, Brusson esclarece que a BlaBlaCar não é como outros aplicativos de transporte, como Uber e 99. Ao invés disso, foca-se em distâncias mais longas e não visa lucros, apenas compartilhando os custos da viagem.
Ele ressalta que, por enquanto, a empresa se apoia no Artigo 736 do Código Civil Brasileiro, mas também trabalha ativamente para criar uma legislação específica para esse tipo de transporte.
Benefícios Ambientais e Parcerias
A adoção crescente do BlaBlaCar tem benefícios ambientais claros. Em 2023, a empresa ajudou a prevenir a emissão de 1,5 milhão de toneladas de CO2 em todo o mundo.
Além disso, Brusson destaca o potencial do aplicativo para áreas do Brasil onde o carro é a única opção de transporte.
Quanto ao serviço de venda de passagens de ônibus, a plataforma atua em parceria com operadores regulamentados, atualmente colaborando com 200 empresas em mais de 18 mil rotas no país.