A agência das Nações Unidas responsável pelos refugiados palestinos anunciou hoje sua necessidade de arrecadar 481 milhões de dólares para ajudar a lidar com a situação de “devastação sem precedentes” na região de Gaza, atender às crescentes necessidades na Cisjordânia ocupada e estar preparada para um possível deslocamento em massa de refugiados palestinos no Líbano.
“Um mês depois do início de um cerco rigoroso por parte de Israel e de uma guerra cruel, as necessidades humanitárias na Faixa de Gaza são enormes. A cada hora, elas continuam a crescer”, afirmou Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA.
A UNRWA anunciou em um comunicado que os fundos seriam utilizados para fornecer assistência básica de alimentos, abrigo, água e saneamento para 1,6 milhão de pessoas na Faixa de Gaza, além de oferecer cuidados básicos de saúde e proteção para os habitantes da Cisjordânia ocupada por Israel.
A agência também afirmou que é necessário destinar financiamento ao Líbano como medida preventiva para um possível deslocamento em massa de refugiados palestinos, principalmente nas regiões de Saida e Tiro, localizadas no sul do país.
Desde o início da guerra entre o Hamas e Israel em Gaza, os confrontos na fronteira entre Israel e Líbano têm intensificado, resultando no deslocamento de dezenas de milhares de pessoas, conforme declarado pela ONU.
“A ONU lançou recentemente um novo apelo, dando sequência ao pedido anterior de 1,2 bilhão de dólares feito na semana passada.”