O relatório de emprego dos Estados Unidos deve direcionar os mercados nesta sexta-feira, com os investidores de olho ainda nas tensões no Oriente Médio. Investidores evitavam grandes apostas antes da divulgação dos dados sobre a criação de vagas de trabalho nos EUA às 9h30, que podem ser decisivos para determinar a trajetória da taxa de juros no país nos próximos meses.
A economia dos EUA provavelmente manteve um ritmo moderado de abertura de vagas de empregos em setembro, enquanto a taxa de desemprego deve ter se mantido em 4,2%, o que reduziria ainda mais a necessidade de o Federal Reserve realizar grandes cortes na taxa de juros em suas duas últimas reuniões do ano.
Por sua vez, os preços do petróleo caminham para o maior ganho semanal em duas semanas diante da escalada das tensões no Oriente Médio, que levanta o risco de problemas sérios à oferta global do combustível.
Na véspera, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o país está discutindo ataques às instalações de petróleo do Irã quando questionado se daria apoio a Israel na retaliação por ataques com mísseis de Teerã. Isso fez os preços do petróleo saltarem ainda mais. (Reuters)