A Costco vendeu mais de US$ 100 milhões em três meses no ano passado e, segundo estimativas, já pode estar faturando entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões por mês com o metal precioso.
Ao lado do combo de cachorro-quente e refrigerante por US$ 1,50, potes de maionese e pacotes de meias, a Costco, espécie de “atacarejo” americano, passou a vender também barras de ouro. O produto inusitado começou a ser comercializado em outubro e, agora, a Costco já vende até US$ 200 milhões em ouro e prata por mês, de acordo com uma análise do Wells Fargo.
Clientes começaram a trocar dicas em fóruns online sobre como comprar ouro na Costco antes que as barras esgotem. “Recebi algumas ligações com pessoas dizendo que viram na internet que estávamos vendendo barras de ouro de 30 gramas.
Quando colocamos para vender no site, elas normalmente desaparecem em algumas horas”, disse Richard Galanti, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Costco, em uma teleconferência de resultados em setembro.
A Costco vende barras de ouro de 24 quilates de 30 gramas, de acordo com sua loja online. Elas podem ser adquiridas apenas para assinantes e o preço varia de acordo com as taxas de mercado. Na última quinta-feira (11), as barras estavam esgotadas para na loja online, mas o The Wall Street Journal informou que os compradores as adquiriram por cerca de US$ 2.000 em dezembro.
A Costco também comercializa moedas de prata, anunciadas como 99,9% de prata pura, desde janeiro, de acordo com o Wells Fargo.
Corrida pelo ouro
O metal precioso estabeleceu uma série de recordes ao subir para US$ 2.350 por onça, um aumento de cerca de US$ 300 desde o início de março.
A compra de ouro costuma ser mais comum em tempos de turbulência econômica. Embora as perspectivas econômicas dos EUA tenham melhorado e a inflação tenha arrefecido, ainda supera as metas do banco central americano, disse Sadiq S. Adatia, diretor de investimentos da BMO Global Asset Management. E, na quarta-feira (10), um indicador de inflação considerado chave revelou-se mais forte do que o esperado.
Investidores disseram ter ficado intrigados com a disparada do ouro, em interesse que pode ter sido catalisado também por preocupações geopolíticas, disse Adatia. A procura pelo metal é maior desde que a moeda da Ucrânia entrou em colapso após a invasão da Rússia, disse ele.
Para quem quer comprar ouro pela primeira vez, a Costco oferece familiaridade e facilidade, disse Adatia. “Eles tornam tudo conveniente”, disse ele. “As pessoas podem entrar fisicamente, retirar a barra e pronto, em vez de abrir uma conta e comprar ETFs de ouro.”
Quanto a Costco está lucrando?
Provavelmente não muito. Dados seus preços e custos de envio, a venda de ouro é provavelmente um “negócio que lucra muito pouco, na melhor das hipóteses”, escreveram analistas do Wells Fargo em nota aos clientes na última semana.
A Costco vendeu mais de US$ 100 milhões em ouro no primeiro trimestre de operação, até 30 de setembro do ano passado, disse Galanti em teleconferência de resultados em dezembro. No entanto, essas vendas provavelmente cresceram desde então e, agora, podem estar girando entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões por mês – o que aumentaria os números de vendas em 1%.
“Começamos a olhar para isso porque está contribuindo mais para as vendas da companhia”, disse Edward Kelly, diretor de análise de ações do Wells Fargo. “Não é que US$ 100 ou US$ 200 milhões por mês sejam muito para a Costco, mas é um novo negócio que não existia ano passado.”
No período de três meses encerrado em 31 de dezembro, as vendas via comércio eletrônico da Costco cresceram 18% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas em parte pela demanda por metais preciosos, disse Galanti aos investidores em uma teleconferência de resultados em março.
Investir em ouro pode ser volátil
A Commodity Futures Trading Commission (CFTC), reguladora do mercado de commodities e derivativos dos EUA, pediu cautela ao comprar ouro porque – ao contrário do que se pode pensar – os metais preciosos podem ser altamente voláteis.
“Tal como outras commodities, os preços dos metais preciosos sobem à medida que a procura aumenta, por isso, quando a ansiedade ou a instabilidade econômica são elevadas, as pessoas que normalmente lucram com os metais preciosos são os vendedores”, afirmou a agência em comunicado.
O órgão fez o alerta em provável sinalização que a compra de ouro não se trata de um investimento garantido, disse Larry Tentarelli, estrategista-chefe técnico do Blue Chip Daily Trend Report. Ele recomenda que o investidor médio aplique de 3% a 5% de seus ativos em ouro.
©.2024 The New York Times Company