Apesar de já estarmos em abril, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda está finalizando os pagamentos referentes ao calendário do mês de março. Nesta segunda-feira, dia 10, serão contemplados os três últimos grupos de segurados, recebendo valores que correspondem a pelo menos um salário mínimo (R$ 1.302).
É compreensível que os segurados estejam preocupados com possíveis mudanças na remuneração.
Em março, aproximadamente 24 milhões de segurados foram beneficiados pelo calendário de pagamentos do INSS, sendo o primeiro grupo a receber aqueles que têm direito a um salário mínimo.
Já o segundo grupo, que recebe o teto da autarquia, terá seus depósitos efetuados em um cronograma diferente, visando uma distribuição organizada e eficiente dos valores.
É importante destacar que, assim que o segurado recebe a carta do INSS informando sobre o deferimento do pedido, ele toma conhecimento do valor do benefício e, adicionalmente, o beneficiário recebe todas as instruções necessárias sobre o saque, incluindo o cartão magnético para resgatar mensalmente o benefício.
Felizmente, os segurados do INSS não precisam se preocupar com reajustes negativos em seus salários previdenciários, uma vez que os valores dos benefícios seguem o reajuste do piso nacional, o que significa que os beneficiários receberão valores maiores.
A Previdência Social atende cerca de 36 milhões de segurados que recebem diversos tipos de recursos, como aposentadorias, pensões, auxílios temporários ou permanentes e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
É importante destacar que, assim que o segurado recebe a carta do INSS informando sobre o deferimento do pedido, ele toma conhecimento do valor do benefício e, adicionalmente, o beneficiário recebe todas as instruções necessárias sobre o saque, incluindo o cartão magnético para resgatar mensalmente o benefício.
Calendário de março do INSS: quem irá receber os pagamentos.
Os pagamentos dnúltimo calendário do INSS seguem o critério do peo dígito (999.999.999-9) do Número do Beneficiário (NB), havendo ainda uma diferenciação entre aqueles que recebem até um salário mínimo e aposentados e pensionistas que têm direito a valores acima do piso.
Caso receba um salário mínimo:
- Benefício com final 1: 24 de abril
- Benefício com final 2: 25 de abril
- Benefício com final 3: 26 de abril
- Benefício com final 4: 27 de abril
- Benefício com final 5: 28 de abril
- Benefício com final 6: 02 de maio
- Benefício com final 7: 03 de maio
- Benefício com final 8: 04 de maio
- Benefício com final 9: 05 de maio
- Benefício com final 0: 06 de maio
Caso receba até o teto da Previdência Social:
- Benefício com final 1 e 6: 02 de maio
- Benefício com final 2 e 7: 03 de maio
- Benefício com final 3 e 8: 04 de maio
- Benefício com final 4 e 9: 05 de maio
- Benefício com final 5 e 0: 08 de maio
Confirma como consultar os pagamentos.
Os depósitos realizados pelo INSS podem ser acompanhados por meio de plataformas oficiais do governo federal. Para isso, o beneficiário tem a opção de consultar os repasses por meio do telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, de acordo com o horário de Brasília.
Adicionalmente, aposentados e pensionistas podem optar por verificar os pagamentos online. Para isso, basta acessar o site do Meu INSS ou baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Em ambas as opções, é necessário ter uma conta do gov.br. Caso o usuário ainda não possua uma conta, será necessário criar uma nova com seus dados.