A empresa JBS informou que irá assinar um protocolo de intenções na terça-feira para a compra da unidade de processamento de suínos da Cooperativa Languiru, localizada em Poço das Antas, no Rio Grande do Sul. A transação envolverá o pagamento de 80 milhões de reais pelo ativo.

A maior produtora mundial de carnes anunciou em comunicado nesta segunda-feira que planeja investir um total de 120 milhões de reais nos próximos cinco anos para a reestruturação da fábrica e a aquisição de novos equipamentos para a unidade, que atualmente está paralisada.
“A JBS estima que, com a retomada das atividades, a planta terá capacidade para processar 1.200 suínos diariamente e manterá cerca de 400 postos de trabalho diretos na cidade.”
Em um comunicado, o CEO da Seara, João Campos, enfatizou a importância do Rio Grande do Sul para a estratégia de negócio da empresa e ressaltou a relevância da parceria firmada.
Previsão é de que a unidade retome a produção em março de 2023. Atualmente, os suínos da região estão sendo processados em outras unidades da Seara em Ana Rech e Seberi.
De acordo com Fábio Soares, diretor do Negócio de Suínos da Seara, a inauguração da planta de Poço das Antas trará benefícios para o mercado interno, especialmente para o próprio Estado. Com essa nova planta abastecendo o mercado nacional, a empresa terá a oportunidade de ampliar suas exportações de outras unidades, que também estão habilitadas para atender mercados importantes.
Soares afirmou que a planta em Poço das Antas tem a capacidade para processar 3.400 suínos por dia em dois turnos.
Nesta fase, a unidade poderia buscar novas oportunidades de mercado não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em destinos internacionais como o Chile e Cingapura. Além de atender a demanda local, a unidade teria a possibilidade de se preparar para exportar seus produtos, agregando ainda mais valor à marca Seara.