Hoje, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou com uma queda de 0,40%, atingindo os 118.288 pontos. Este resultado reflete um dia de negociações onde os investidores adotaram uma postura cautelosa e houve uma leve realização de lucro com as ações da Vale (VALE3), que haviam subido mais de 6% no mês anterior.
Os investidores permaneceram em compasso de espera devido ao que estão chamando de ‘Super Quarta’, que trará decisões de política de juros tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos, comentou:
“O mercado está de lado, esperando a ‘Super Quarta’, quando a gente vai ter decisão de juros aqui no Brasil e decisão de juros nos Estados Unidos. Acredito que amanhã a gente vai ter um movimento muito parecido com o de hoje, com o mercado não tão direcional.”
Expectativas de Política de Juros
A expectativa predominante no mercado é que o Banco Central brasileiro reduza sua taxa de juros em 50 pontos-base, levando-a a 12,75%, enquanto o Federal Reserve dos Estados Unidos deve manter sua taxa estável, dentro da faixa de 5% a 5,25%.
Cenário nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos subiram 3,1 pontos-base, chegando a 5,064%, enquanto os títulos de dez anos perderam 1,1 ponto, ficando em 4,311%.
Os principais índices de ações por lá encerraram próximos da estabilidade, com o Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registrando pequenas variações positivas de 0,02%, 0,07% e 0,01%, respectivamente.
Movimento das Taxas de Juros no Brasil
No mercado brasileiro, as taxas de juros não tiveram uma direção precisa. Os contratos para 2024 recuaram um ponto-base, ficando em 12,28%, enquanto os DIs para 2025 aumentaram um ponto, alcançando 10,43%.
Os juros para 2027 subiram um ponto, atingindo 10,34%, enquanto os de 2029 caíram dois pontos, ficando em 10,89%. Os DIs para 2031 ficaram em 11,21%, com uma queda de um ponto.
Desempenho das Ações
As ações ordinárias da Vale (VALE3) foram responsáveis por puxar o Ibovespa para baixo, registrando uma queda de 1,14%. Os papéis preferenciais série A da Usiminas (USIM5) também recuaram, com uma queda de 2,02%, enquanto os preferenciais da Gerdau (GGBR4) tiveram uma baixa de 3,26%.
Minério de Ferro e Preocupações com a China
O recuo no preço do minério de ferro influenciou negativamente o desempenho das ações ligadas ao setor. Esse movimento no minério de ferro está relacionado às crescentes preocupações com o mercado imobiliário da China.
A incorporadora imobiliária chinesa Country Garden enfrentou desafios de liquidez, incluindo o pagamento de US$ 15 milhões em juros vinculados a títulos offshore que venciam hoje. Isso ocorreu após a empresa ter evitado a inadimplência no último minuto duas vezes no início deste mês.
No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,31% em relação ao real, sendo cotado a R$ 4,856 na compra e venda.
O índice DXY, que mede a força do dólar americano em relação a outras moedas de países desenvolvidos, registrou uma queda de 0,19%, chegando a 105,12 pontos.
Em resumo, o mercado financeiro enfrentou um dia de incertezas, com investidores aguardando ansiosamente as decisões de política de juros no Brasil e nos Estados Unidos, enquanto o desempenho das ações foi influenciado pelo movimento do minério de ferro e preocupações com o mercado imobiliário chinês.