Durante a recente sessão de terça-feira, o cenário financeiro brasileiro mostrou um panorama interessante. O dólar comercial viu uma valorização, fechando com um aumento de 0,43% e estabelecendo-se em R$ 4,987.
Em contraste, o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, apresentou queda de 0,55%, marcando 116.171,42 pontos. O mais notável é que esta é a 11ª baixa seguida do índice, algo que não acontecia desde fevereiro de 1984.
Desafios na Casa da Eletrobras
A Eletrobras se deparou com turbulências. A notícia do apagão que varreu o país levou as ações da empresa a caírem 3,08%.
Paralelamente, os stakeholders foram informados da saída de Wilson Ferreira Jr. da presidência. A cadeira não permanecerá vazia por muito tempo, com Ivan de Souza Monteiro sendo anunciado como o novo CEO.
Ponderações do Líder do Banco Central
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, trouxe à luz suas considerações sobre a taxa Selic e sua dinâmica no contexto econômico. Ele mencionou:
“É muito difícil imaginar juros baixos e estáveis, inflação baixa e estável, se isso (gastos do governo) não estiver controlado”.
Adicionalmente, a questão do endividamento doméstico, especialmente através do uso de cartões de crédito, foi um ponto de destaque. Campos Neto observou:
“O cartão de crédito é muito relevante no consumo. Não conheço nenhum outro país em que o cartão represente 40% do consumo. É difícil achar país com velocidade de emissões de cartões como o Brasil […] Debatemos vários tipos de solução para o cartão de crédito e não quero antecipar aqui.
Simplesmente limitar juros do cartão levaria bancos a retirarem cartões de circulação. Ao mesmo tempo, fim do parcelado sem juros poderia afetar comércio.”
Atualizações Econômicas da Gigante Chinesa
Focando no cenário internacional, recentes dados da China trouxeram surpresas. Suas vendas no varejo de julho mostraram um aumento de 2,5% em comparação com o ano anterior, um valor que ficou abaixo das expectativas de 4,5%.
Em relação à produção industrial, a nação viu um crescimento de 3,7%, uma cifra que também não atingiu as previsões, que eram de 4,4%.