Larissa Manoela, renomada atriz e cantora, trouxe à tona, em entrevista ao programa Fantástico, sua decisão de se desvincular dos pais — que até então administravam sua carreira.
Ela detalhou que optou por renunciar ao patrimônio acumulado ao longo de 18 anos, cujo valor é estimado em R$ 18 milhões. Em meio a controvérsias, Larissa expressou seu sentimento, afirmando:
“Qualquer tipo de pagamento eu tinha que pedir autorização.”
A Complexidade das Estruturas Empresariais da Família
O histórico empresarial de Larissa e sua família iniciou-se com a fundação da Dalari, quando a estrela tinha 13 anos. Esta empresa foi concebida para administrar todos os aspectos da carreira de Larissa.
Contudo, uma gravação divulgada levanta questões sobre a propriedade das cotas, com os pais alegando que detinham “cotas iguais, de 33%”, mas Larissa contrapondo que “descobriu mais tarde que a porcentagem que ela tinha era de 2% da cota e, os pais, 98%”.
Outra controvérsia surgiu com a segunda empresa, inaugurada quando Larissa tinha 19 anos, que, apesar de estar no nome da atriz, continha uma cláusula peculiar:
“Eu era a única sócia, mas eles eram 100% administradores dessa empresa. Então, por isso, que eu era só comunicada. Eles podiam decidir, assinar e se comprometer por mim”.
Finalmente, 2022 viu a criação de uma holding familiar. Esta estrutura deveria consolidar o patrimônio já presente na Dalari, mas, conforme Larissa destaca, essa transferência nunca ocorreu.
Compreendendo o Papel de uma Holding Familiar
A criação de holdings familiares não é incomum. Essas estruturas são idealizadas para gerenciar ativos familiares e distinguir entre patrimônio pessoal e empresarial. Samir Nehme, especialista no assunto, elucida os benefícios de tal entidade:
- Blindagem de Patrimônio: Uma holding proporciona a “blindagem” do patrimônio, ao transferir sua administração de pessoa física para jurídica.
- Economia Tributária: A mudança para uma pessoa jurídica pode resultar em benefícios fiscais. Nehme detalha: “Quando você leva isso para uma holding, optando pelo enquadramento tributário do lucro presumido, o imposto cai para 11,33%”.
- Continuidade do Controle Familiar: A holding pode prevenir disputas entre herdeiros e garantir que o controle permaneça com a família.
Posicionamento dos Pais de Larissa
Frente às alegações de Larissa, os pais reagiram com uma declaração oficial. Refutaram várias das afirmações da atriz, insistindo, por exemplo, que ela estava plenamente ciente de sua participação de 2% na empresa Dalari.
Afirmaram ainda que Larissa “sempre teve e utilizou seus cartões de crédito com os quais sempre pôde comprar tudo que desejou”. Concluíram expressando sua tristeza e reiterando seu amor incondicional por Larissa.