A famosa varejista de moda sueca H&M está prestes a desembarcar no Brasil, com a abertura das suas primeiras lojas programada para o segundo semestre de 2025.
A novidade foi anunciada durante a Fashion Retail Arena, um evento organizado pela Gouvêa Fashion Business no Latam Retail Show, o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, realizado em São Paulo.
A expansão da H&M no país começará pelas principais cidades do Sudeste, com a perspectiva de aumentar sua presença em todo o território brasileiro ao longo do tempo.
As duas primeiras lojas já têm suas localizações definidas e os contratos de inauguração assinados. Segundo a CFO da empresa no Brasil, Maria Fernanda de Luca, a expansão seguirá um planejamento estratégico detalhado, com o ritmo de abertura das lojas dependendo dos resultados obtidos. A expectativa é que, se tudo correr conforme o planejado, a H&M esteja presente em todas as regiões do Brasil em menos de dois anos.
O mercado brasileiro tem sido alvo de estudos por parte da marca há anos, com os primeiros planos para a sua chegada ao país sendo anunciados em 2023.
A proposta é que a trajetória da H&M no Brasil seja distinta da experiência de outras marcas de moda que ingressaram no mercado nacional e acabaram se retirando pouco tempo depois.
“Nós respeitamos a complexidade do Brasil e não estamos chegando aqui para nos aventurar. Temos estudado o mercado latino-americano há uma década”, afirmou Augusto Krambeck, responsável pela área de Recursos Humanos da empresa no país.
Além disso, a H&M já conta com executivos atuando no Brasil há cerca de dois anos, período durante o qual foram realizados estudos aprofundados sobre a concorrência em todas as regiões do país. Também foram analisadas as questões logísticas em um território de dimensões continentais como o Brasil.
“O Chile e a África do Sul cabem dentro do Brasil. A capilaridade do país foi um dos pontos de destaque dos nossos estudos”, ressaltou Krambeck.
O Chile atualmente é o maior mercado da H&M na América Latina, com um total de 29 lojas. Os executivos Krambeck e Maria Fernanda passaram por treinamentos no Chile, visando adaptar o estilo de trabalho da marca sueca ao ambiente culturalmente diverso do Brasil. Maria Fernanda ainda destacou a complexidade tributária do país como um desafio adicional para a empresa.
A executiva enfatizou que a entrada no mercado brasileiro foi cuidadosamente planejada. “A H&M nunca saiu de um mercado desde a sua criação, exceto pela Rússia, por decisão própria. Isso diz muito sobre a empresa ao longo dos anos”, ressaltou.
Com a proposta de se posicionar como um intermediário entre as marcas ultra fast fashion, como a Shein, e as fast fashions premium, como a Zara, a H&M aposta em estratégias como parcerias colaborativas e iniciativas sustentáveis para agregar valor.
A expectativa é de uma grande inauguração no Brasil, com investimentos significativos, e a marca tem boas chances de conquistar uma parcela relevante do mercado, conforme avaliação de Cecília Rapassi, CEO da Gouvêa Fashion Business.
O Latam Retail Show é promovido pela Gouvêa Experience e está em sua nona edição. O evento conta com a cobertura especial da Mercado&Consumo, que está presente no Expo Center Norte, em São Paulo, com um estúdio exclusivo montado na área de exposição.