O Executivo Nacional divulgou nesta quarta-feira (04/04) a abertura de novos financiamentos exclusivos através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), visando proporcionar mais acessibilidade ao ensino superior para alunos em todo o território nacional.
O FIES, criado pelo Ministério da Educação (MEC), possibilita o pagamento de mensalidades em faculdades privadas por meio de financiamentos a taxas de juros reduzidas.
O programa inclui ainda o FIES Social, destinado a alocar 50% de suas vagas e oferecer financiamento de até 100% para aqueles inscritos no CadÚnico, com renda per capita até meio salário-mínimo.
Critérios de elegibilidade
Os candidatos às vagas do FIES devem ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010, alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e mais de zero na redação, e não podem ter feito o exame como treineiro.
Além disso, é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos por mês.
Procedimento para inscrição no FIES
Para se inscrever no FIES, é necessário cumprir os seguintes passos:
- Realizar inscrição no sistema SisFIES;
- Efetuar o cadastro no FIES Seleção;
- Escolher a instituição de ensino e o curso desejado;
- Monitorar o processo seletivo, acompanhando os resultados conforme o cronograma do programa;
- Efetuar a contratação do financiamento.
É importante destacar que candidatos previamente beneficiados por financiamentos estudantis podem se inscrever no processo seletivo do FIES, contanto que cumpram com as exigências do edital.
Ademais, bolsistas parciais do Prouni também têm permissão para se inscrever no FIES, com o intuito de financiar o valor remanescente da mensalidade que a bolsa não cobre.