Em diversas cidades do Brasil, principalmente em São Paulo, cidadãos estão sendo enganados por um esquema fraudulento chamado de “golpe do brinde” ou “golpe do presente de aniversário”.
Este golpe se caracteriza pela meticulosa coleta de dados pessoais e datas especiais, que são utilizados para abordar as vítimas de forma persuasiva.
Utilizando estas informações, os fraudadores se apresentam às vítimas, mencionando ter um presente especial, comumente relacionado à data de aniversário. Eles são persuasivos ao ponto de convencer a vítima a aceitar o “presente” pessoalmente, muitas vezes no próprio dia comemorativo.
Em muitas situações, os fraudadores se dirigem ao endereço da vítima e podem até oferecer um presente, como produtos de beleza ou flores. Porém, a armadilha se revela quando solicitam um pequeno pagamento, frequentemente disfarçado de taxa de entrega.
Neste cenário, o golpista pede que a vítima insira sua senha em um dispositivo de pagamento com o visor obstruído ou completamente desligado. Em outros casos, a vítima é distraída e induzida a inserir sua senha no campo destinado ao valor, expondo assim sua combinação secreta.
Recuperando-se de um golpe: O que fazer?
Há procedimentos que podem ser seguidos para tentar recuperar valores perdidos devido a fraudes. A Febraban informa que cada banco possui suas diretrizes sobre a devolução de fundos, e tudo depende das evidências e dos detalhes da transação.
Se você foi vítima deste golpe, algumas medidas são recomendadas pelo Banco Central e pelo Instituto de Defesa do Consumidor:
- Contate seu banco imediatamente para garantir a segurança de suas informações e contestar a transação;
- Registre a ocorrência, fornecendo todos os detalhes possíveis sobre a transação suspeita;
- Carolina Vesentini, uma renomada advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, aconselha:
- “É vital coletar todas as evidências relevantes [como extratos bancários], apresentá-las ao banco e exigir a reversão de
quaisquer transações suspeitas”. Caso as ações iniciais não sejam satisfatórias, existem outros caminhos: - Registre uma queixa no Banco Central contra o banco em questão;
- Procure entidades de defesa do consumidor, como o Procon e a plataforma consumidor.gov.br.
- Carolina Vesentini ressalta que, em certas situações, a única alternativa pode ser judicial:
- “Em casos onde outros recursos falham, buscar reparação legal é uma opção. Dependendo do valor em disputa, o Juizado Especial Cível (JEC) pode ser uma opção viável”.
Cuidados e precauções com seu cartão
Quando se trata de cartões de crédito, Carolina Vesentini oferece orientação sobre medidas específicas. É importante discernir entre a clonagem do cartão e transações específicas não autorizadas, sendo cada situação tratada de forma diferente.
Conselhos para evitar armadilhas financeiras
A Febraban sugere diversas práticas para se proteger contra o “golpe do brinde”:
- Mantenha-se vigilante em relação a ofertas e pagamentos inesperados;
- Durante transações, mantenha seu cartão à vista e sob controle;
- Seja discreto ao inserir senhas, garantindo que ninguém esteja observando;
- Em transações via aplicativos, redobre a cautela e evite compartilhar dados pessoais sem necessidade.
- A melhor defesa contra golpes é a informação e a atenção contínua.