Em diversas cidades do Brasil, principalmente em São Paulo, cidadãos estão sendo enganados por um esquema fraudulento chamado de “golpe do brinde” ou “golpe do presente de aniversário”.
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Este golpe se caracteriza pela meticulosa coleta de dados pessoais e datas especiais, que são utilizados para abordar as vítimas de forma persuasiva.
Utilizando estas informações, os fraudadores se apresentam às vítimas, mencionando ter um presente especial, comumente relacionado à data de aniversário. Eles são persuasivos ao ponto de convencer a vítima a aceitar o “presente” pessoalmente, muitas vezes no próprio dia comemorativo.
Em muitas situações, os fraudadores se dirigem ao endereço da vítima e podem até oferecer um presente, como produtos de beleza ou flores. Porém, a armadilha se revela quando solicitam um pequeno pagamento, frequentemente disfarçado de taxa de entrega.
Neste cenário, o golpista pede que a vítima insira sua senha em um dispositivo de pagamento com o visor obstruído ou completamente desligado. Em outros casos, a vítima é distraída e induzida a inserir sua senha no campo destinado ao valor, expondo assim sua combinação secreta.
Recuperando-se de um golpe: O que fazer?
Há procedimentos que podem ser seguidos para tentar recuperar valores perdidos devido a fraudes. A Febraban informa que cada banco possui suas diretrizes sobre a devolução de fundos, e tudo depende das evidências e dos detalhes da transação.
Se você foi vítima deste golpe, algumas medidas são recomendadas pelo Banco Central e pelo Instituto de Defesa do Consumidor:
- Contate seu banco imediatamente para garantir a segurança de suas informações e contestar a transação;
- Registre a ocorrência, fornecendo todos os detalhes possíveis sobre a transação suspeita;
- Carolina Vesentini, uma renomada advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, aconselha:
- “É vital coletar todas as evidências relevantes [como extratos bancários], apresentá-las ao banco e exigir a reversão de
quaisquer transações suspeitas”. Caso as ações iniciais não sejam satisfatórias, existem outros caminhos: - Registre uma queixa no Banco Central contra o banco em questão;
- Procure entidades de defesa do consumidor, como o Procon e a plataforma consumidor.gov.br.
- Carolina Vesentini ressalta que, em certas situações, a única alternativa pode ser judicial:
- “Em casos onde outros recursos falham, buscar reparação legal é uma opção. Dependendo do valor em disputa, o Juizado Especial Cível (JEC) pode ser uma opção viável”.
Cuidados e precauções com seu cartão
Quando se trata de cartões de crédito, Carolina Vesentini oferece orientação sobre medidas específicas. É importante discernir entre a clonagem do cartão e transações específicas não autorizadas, sendo cada situação tratada de forma diferente.
Conselhos para evitar armadilhas financeiras
A Febraban sugere diversas práticas para se proteger contra o “golpe do brinde”:
- Mantenha-se vigilante em relação a ofertas e pagamentos inesperados;
- Durante transações, mantenha seu cartão à vista e sob controle;
- Seja discreto ao inserir senhas, garantindo que ninguém esteja observando;
- Em transações via aplicativos, redobre a cautela e evite compartilhar dados pessoais sem necessidade.
- A melhor defesa contra golpes é a informação e a atenção contínua.