O mundo do cinema tem testemunhado uma verdadeira febre graças ao lançamento do novo filme da Barbie na semana passada.
Esse fenômeno global tem sido altamente lucrativo para a Mattel, a corporação que introduziu a amada boneca ao mundo.
No segundo trimestre deste ano, a Mattel, famosa não apenas pela Barbie, mas também por outras marcas reconhecidas como Hot Wheels, alcançou um impressionante lucro líquido de US$27,2 milhões.
O Sucesso da Barbie Transcende as Prateleiras de Brinquedos
Mesmo com um lucro notável, a Mattel viu seus ganhos do segundo trimestre cair 59% em relação ao mesmo período de 2022.
O lucro por ação diluído desceu para US$ 0,08, um declínio acentuado dos US$ 0,18 do segundo trimestre do ano anterior.
A receita líquida da Mattel também teve uma retração de 12% em relação ao ano anterior, resultando em US$ 1,08 bilhão no fim do último trimestre.
Ajustado para uma moeda constante, o decréscimo foi de 13%. Por outro lado, as vendas na América Latina tiveram um acréscimo de 11%, chegando a US$ 138 milhões.
Durante o período de abril a junho, o Ebitda ajustado da empresa, ou seja, o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, somou US$ 148 milhões.
Isso indica uma diminuição de 20% em relação aos US$ 185,2 milhões do mesmo trimestre de 2022.
Para o ano fiscal de 2023, a Mattel estima um Ebitda ajustado de US$ 900 milhões a US$ 950 milhões, uma redução em comparação aos US$ 968 milhões do ano anterior.
O lucro líquido por ação ajustado é projetado para ficar entre US$ 1,10 e US$ 1,20, uma queda frente ao US$ 1,25 de 2022.
“Aprimoramos significativamente o fluxo de caixa livre e mantemos nossa posição forte no mercado”, relatou Ynon Kreiz, CEO da Mattel, de acordo com o Valor Econômico.
O Impacto do Filme da Barbie nos Lucros da Mattel
Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”.
O filme é baseado na franquia de bonecas Barbie, produzida pela empresa multinacional Mattel, sendo o primeiro filme da franquia em formato de live-action depois de uma série de filmes em animação diretos para digital video disc e séries de televisão.
Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling como Barbie e Ken, respectivamente, o filme ainda apresenta um elenco diverso.