Precisa de dinheiro, mas não sabe qual o melhor empréstimo para você? Atualmente existem inúmeras linhas de crédito que podem ser solicitadas a depender as suas necessidades, perfil e condições de pagamento, o que pode acabar te confundindo e tornando o seu processo de conseguir dinheiro extra muito mais trabalhoso e demorado.
Para te ajudar com isso trouxemos nesse post tudo o que você precisa saber sobre as três principais linhas de crédito, destinadas a MEI, pessoas físicas e pessoas jurídicas. Ficou interessado? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!
Empréstimo para MEI
As instituições financeiras entendem as dificuldades que um microempreendedor pode ter tanto para manter o seu negócio de pé, quanto para amplia-lo. Pensando nisso, essa categoria acaba tendo inúmeras facilidades na hora de conseguir todos os tipos de crédito, incluindo os empréstimos.
Como funciona um empréstimo para MEI?
O MEI é considerado pessoa física com CNPJ, ou seja, não é uma empresa. Essa característica especial permite que o empreendedor tenha vários benefícios como por exemplo:
- Pedido menos burocrático;
- Isenção de alguns impostos;
- Taxas reduzidas;
- Maior prazo de quitação.
Para contratar um empréstimo para MEI basta ir até uma agencia que ofereça condições vantajosas, levando toda a documentação necessária e também uma proposta que indique os motivos pelos quais você foi levado a solicitar esse empréstimo. Nessa proposta é preciso deixar claro exatamente onde você deseja investir ou qual dívida pretende quitar.
Quais os requisitos?
Existem alguns requisitos mínimos necessários para a aprovação do seu pedido de empréstimo para MEI. Os principais deles são:
- Estar devidamente formalizado como Microempreendedor Individual;
- Pagar a Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) todos os meses;
- Estar procurando crédito com o objetivo de utilizá-lo para fins atrelados as atividades que você exerce como MEI;
- Comprovar a capacidade de pagamento através da Declaração de Imposto de Renda ou do seu extrato bancário.
Empréstimo Pessoal
O empréstimo pessoal é uma excelente alternativa para quem está passando por um momento difícil, teve um imprevisto e precisa de algum dinheiro para resolvê-lo ou ainda gostariam que de uma quantia em dinheiro para dar início a um negócio ou ampliar a própria empresa.
Seu uso é bastante abrangente já que não é preciso detalhar qual a finalidade do crédito, no entanto, o valor conseguido costuma ser consideravelmente menor.
Como funciona?
Esse tipo de linha de crédito é oferecido por todos os tipos de instituições financeiras, como bancos e corretoras, por exemplo, e as taxas e condições variam muito de acordo com as instituições e também com o seu perfil de cliente.
Uma das principais características do crédito pessoal é a facilidade e agilidade de conseguir o dinheiro, já que muitas pessoas tem um valor pré-aprovado e podem sacá-lo através da internet ou de um caixa eletrônico. Além disso, esse valor pode ainda ser negociado dentro das agências.
No entanto, devido à grande facilidade, esse tipo de crédito tem uma das maiores taxas de juros do mercado e por isso é preciso ter bastante atenção na hora de contratá-lo para não acabar se endividando.
Além disso, é importante fugir de anúncios online que prometem juros muito abaixo do mercado, sem garantias ou comprovação de renda, pois normalmente eles são falsos e foram criados para te fazer cair em golpes.
Quais os requisitos de aprovação?
Os principais requisitos para a contratação desse tipo de empréstimo são:
- Ter mais de 18 anos de idade;
- Ter documentos pessoais válidos no Brasil, como RG e CPF;
- Ser residente no Brasil;
- Não estar negativado (esse requisito pode não ser exigido por algumas instituições e/ou situações);
- Comprovar capacidade de pagamento por meio de declaração de imposto de renda, holerite ou extrato bancário.
Empréstimo Empresarial
Assim como no caso dos MEI, quando se trata de empresas de maior porte nem sempre é possível investir ou honrar com os compromissos sem uma ajudinha externa. Uma das muitas formas de conseguir essa ajuda financeira é por meio do empréstimo empresarial, uma linha de crédito especial para empreendedores, cheia de particularidades.
Como funciona?
O empréstimo empresarial é basicamente um acordo entre empresa e instituição financeira, na qual a empresa recebe um determinado valor em dinheiro e precisa devolve-lo dentro de um prazo preestabelecido em contrato. Além de pagar o total recebido a empresa deve ainda dar um valor a mais, referente aos juros, no ato da quitação da dívida.
Para esse tipo de crédito os bancos ainda são as instituições mais procuradas, pois possuem inúmeros tipos de linhas, o que torna possível que o empreendedor encontre uma que se adapte à realidade da empresa.
Os termos e condições desse tipo de crédito variam muito de acordo com o relacionamento que a empresa mantém com o banco, mas costumam ser particularmente ruins para pequenos negócios.
Além disso, o empréstimo empresarial é bastante burocrático, possui altas multas para quebra de contrato e são muito difíceis de conseguir para empresas que estão começando no mercado.
Quais os requisitos para aprovação?
Assim como as demais linhas de crédito, para obter um empréstimo empresarial é preciso atender a alguns requisitos. São eles:
- Ser pessoa jurídica, ou seja, uma empresa;
- Ter todos os documentos de funcionamento do negócio em dia;
- Não ter outros empréstimos que comprometam a capacidade de pagamento do empréstimo a ser pedido;
- Não ter nenhum sócio com restrições no nome;
- Apresentar um plano que contenha a viabilidade financeira do projeto e a capacidade de pagamento da empresa.
Com essas informações você é capaz de escolher a melhor linha de crédito para você ou para a sua empresa, portanto, não se esqueça de considerar tudo o que viu aqui da próxima vez que for solicitar um empréstimo em alguma intuição, pois escolher o crédito adequando irá facilitar muito a sua aprovação.
Além disso, aso tenha ficado com alguma dúvida basta deixá-la nos comentários que responderemos o mais breve possível e se você gostou do que viu aqui, compartilhe essas informações com os seus amigos para que eles também acertem na hora de escolher um empréstimo e possam sair do sufoco mais rápido. Eles certamente irão te agradecer!