Durante esta sexta-feira, o valor do dólar permaneceu quase inalterado em relação ao real. As palavras proferidas por Jerome Powell, líder do Federal Reserve, juntamente com as atividades de venda do dólar por certos agentes do mercado visando lucrar com seu aumento recente, tiveram papel central nesta estabilidade.
O fechamento do mercado mostrou um dólar cotado a 4,8751 reais, sofrendo uma ligeira queda de 0,09%. Se olharmos para a semana como um todo, a queda acumulada foi de 1,84%.
A Reação do Mercado aos Indicadores de Inflação
Ao amanhecer, os olhos dos investidores se voltaram para os recentes dados sobre a inflação brasileira. Conforme divulgado pelo IBGE, o “Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15)” teve um aumento de 0,28% em agosto.
Tal número excedeu as projeções de mercado coletadas pela Reuters, que previam um crescimento de apenas 0,17%.
Este resultado levou muitos a interpretar que uma inflação em ritmo mais acelerado do que o esperado poderia diminuir as possibilidades de o Banco Central fazer cortes mais profundos na taxa básica Selic, atualmente posicionada em 13,25%.
Como resultado, a atratividade do Brasil para investidores estrangeiros poderia ser mantida.
A Influência Global sobre o Dólar
Entretanto, ao avançar do dia, a moeda norte-americana recuperou sua energia. A expectativa do mercado girava em torno do discurso de Powell no encontro de Jackson Hole, EUA.
Powell destacou a possibilidade de o Federal Reserve aumentar ainda mais a taxa de juros nos EUA para manter a inflação sob controle.
Posteriormente, ele frisou que o banco “procederá com cuidado” quanto à futura política monetária. Logo após essas declarações, o dólar se fortaleceu globalmente, tocando seu ponto mais alto do dia no Brasil às 11h39.
Jefferson Rugik, diretor da Correparti Corretora, observou que “Powell foi agressivo”. As perspectivas de um aumento nas taxas de juros ou de um atraso nos cortes se fortaleceram, favorecendo o dólar.
Desaceleração e Perspectivas
No entanto, à medida que o dólar se aproximava dos 4,90 reais, Rugik notou que muitos exportadores decidiram vender seus dólares e outros investidores optaram por retirar seus lucros. Essa movimentação fez o dólar retornar ao campo negativo no Brasil.
Fernando Bergallo, diretor da FB Capital, comentou sobre as declarações de Powell: “Foram ambíguas”. O Federal Reserve parece preparado para futuros ajustes na política monetária, mas sempre com prudência.
Finalizando o dia, o índice que monitora o dólar em relação a outras seis moedas importantes registrou uma elevação de 0,08%, posicionando-se em 104,160.