Foi anunciado pelo governo federal do Brasil a decisão de retomar a importação de energia elétrica da Venezuela, através da hidrelétrica de Guri.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que a autorização será publicada em forma de decreto no Diário Oficial nesta sexta-feira (4/8).
Visão do Ministro sobre a Integração Energética
“Esse será o primeiro passo para a integração de energia da América do Sul. Já temos Argentina, Uruguai e agora Venezuela.
É importante para quando tivermos momentos como passamos há dois anos, de muito aperto energético, como estivemos, à beira de um colapso de energia, a energia de Guri poderá ser interligada a todo o Brasil”, disse o ministro em entrevista à Globonews.
Participação na Cúpula da Amazônia
O ministro Alexandre Silveira também marcará presença na Cúpula da Amazônia, que será realizada em Belém.
Reflexão sobre Suspensão Anterior
O Brasil havia suspendido a importação de energia da Venezuela em março de 2019. “Por uma questão política, na minha opinião, completamente distorcida do interesse público, se deixou de comprar essa energia de Guri e passou a comprar energia de três térmicas, duas a gás e uma a óleo diesel, colocando mais de 40 caminhões por dia na BR do Estado. Um óleo diesel que é pago por todo consumidor brasileiro”, ressaltou o ministro.
Estratégia Nacional de Segurança Energética
A finalização da linha ligando Manaus a Boa Vista é parte importante da estratégia nacional, e a energia da hidrelétrica de Guri servirá para dar segurança ao sistema elétrico do país.
“Em momentos de bonança vamos exportar, em tempos de crise, importamos”, concluiu Alexandre Silveira.