Se você é autônomo, ou está negativado e precisa de um empréstimo, saiba que não é uma tarefa fácil, mas você pode encontrar uma saída.
Solicitar empréstimo para negativado é um desafio, e sendo autônomo, pode se tornar ainda maior, pois como alguns não conseguem comprovar a renda mensal, muitas credoras barram a solicitação do empréstimo. Mas calma! Confira 3 dicas para te ajudar a conseguir seu crédito:
- Para aumentar suas chances de conseguir crédito, você pode apresentar seu extrato bancário com a movimentação de pelo menos 3 meses, para comprovar a movimentação da sua conta;
- Você pode abrir um MEI ou CNPJ (pessoa jurídica), que também ajuda a comprovar seus ganhos;
- Você pode refinanciar sua casa ou automóvel, o que aumenta bastante suas chances de conseguir um empréstimo.
Trabalhar como autônomo requer dedicação e trabalho duro, pois sem os benefícios de trabalhar com carteira assinada, e talvez sem a possibilidade de contratar funcionários, se torna muito mais imprevisível o fim do mês. Solicitar um empréstimo pode não ser uma tarefa fácil para os autônomos, exigindo a realização de uma boa pesquisa para encontrar um bom crédito, com condições favoráveis para o seu orçamento.
Qual banco faz empréstimo para autônomo?
Quase todos os bancos fazem empréstimos para autônomos, basta comprovar a renda suficiente para arcar com as parcelas do empréstimo, que o banco vai liberar crédito para você. A renda mensal da pessoa que solicita um empréstimo é essencial no processo de análise de crédito, porém, se você não trabalha com carteira assinada e não possui holerite, busque comprovar com extratos a movimentação da sua conta bancária. Também ajuda ter pontos positivos no Score Serasa, ou um Cadastro Positivo.
É preferível que você faça a solicitação do empréstimo no banco em que possui a sua conta, devido ao relacionamento construído entre você e o banco, além do histórico com a movimentação da sua conta.
Acrescentando a isso, na Cooperativa Sicoob e no Itaú você encontrará Microcréditos, que são créditos de baixos valores com condições especiais para pessoas que trabalham formalmente ou informalmente. Provavelmente você possa aproveitar estes empréstimos para começar a crescer na sua profissão e assim conseguir melhores oportunidades de crédito.
A pessoa negativa consegue aprovação de financiamento?
Sim, mas as chances de ser recusado são maiores do que se você estivesse com o pagamento das suas contas e dívidas em dia. Por isso, dentre algumas alternativas, você pode tentar junto às pequenas instituições financeiras. Algumas podem não vetar o financiamento se você tiver uma boa renda.
Talvez, essa não será uma jornada fácil, pois você deverá percorrer muitas instituições até encontrar aquela que melhor te atende, que esteja disposta a liberar o crédito. Uma outra alternativa é efetuar o financiamento em nome de um terceiro, alguém de sua confiança.
Para que não aconteçam problemas durante a negociação, escreva um contrato de compra e venda documentando que está comprando o veículo dessa pessoa, e que o acordo é passá-lo para o seu nome assim que tudo for quitado, pois isso deixará a situação clara e legalizada.
Se tiver uma empresa, uma tentativa válida, desde que a sua empresa não tenha dívidas ou problemas com a Receita Federal, é tentar realizar o financiamento utilizando o CNPJ. Nesse caso, o automóvel passará a ser considerado como patrimônio da empresa, o que não impedirá você de usar.
O CPF é um dos principais documentos que nós temos, e esse número é atrelado a todos os contratos que estabelecemos, seja de qualquer natureza. Quando deixamos de honrar com o pagamento desses contratos, o nosso nome ficará com restrições que implicarão nos nossos negócios e nas nossas vidas, mais cedo ou mais tarde, pois o CPF poderá ser cadastrado nas agências de proteção ao crédito.
As duas empresas mais famosas de proteção ao crédito são o SPC e a Serasa Experian. Quando somos inadimplentes, as empresas nas quais possuímos dívidas enviam o número do nosso CPF para essas agências, que inserem nos bancos de dados compartilhados entre muitas organizações. Dessa maneira, podemos ficar limitados ou impedidos de adquirir crédito em outras instituições.
Contudo, existem diversas empresas que são especializadas em empréstimos para negativados, portanto, pesquise todas as opções na internet.
Outros tipos de crédito
Existem no mercado outros tipos de crédito que podem ser oferecidos para quem tem algum tipo de restrição:
Empréstimo consignado: nessa modalidade, o crédito estará vinculado a algum benefício do INSS ou à folha de pagamento de funcionários públicos;
Imóvel próprio e quitado: nessa modalidade, bancos e financeiras dispõe do imóvel como garantia.
Veículo próprio e quitado: já nessa modalidade, o carro ou a moto são usados como garantia.
De qualquer forma, se pretende usar os seus bens como meio para fornecer a garantia, fique muito atento às regras do contrato, pois em caso de inadimplência, você poderá perdê-los.
Mas será que é possível fazer um empréstimo para autônomo ou negativado on-line?
Atualmente, quem não se adapta aos avanços tecnológicos, fica para trás. Nesse sentido, a maioria dos bancos disponibilizam várias formas para que seus clientes estejam conectados, e realizem todas as operações que precisam sem ter que se deslocar até uma agência ou aguardar o atendimento no telefone. Essa melhoria vem alcançando cada vez mais adeptos, pois economiza tempo, energia mental, evita o desconforto de filas…enfim, o negócio digital está pouco a pouco substituindo o negócio físico.
Um exemplo desta revolução digital causada pela internet, é que no Banco do Brasil há possibilidade de solicitar um empréstimo pessoal somente utilizando o aplicativo, que pode ser acessado pelos celulares, com 6 meses de carência e até 96 meses para a quitação.
Além disso, outras 7 linhas estão disponíveis na modalidade online, entre elas o crédito automático ou o adiantamento do IR.
Com todas essas dicas, ficará muito mais fácil ter certeza se o financiamento para autônomos ou negativados é a saída para o seu caso. Ou se, talvez o melhor caminho, apesar de mais longo, é limpar o nome e sair das dívidas.