Desde janeiro deste ano, a negociação de small caps tem proporcionado um retorno adicional de 12 pontos percentuais em relação ao índice MSCI de grandes empresas, marcando o segundo melhor desempenho relativo em 14 anos.
A razão para esse sucesso reside, em parte, no fato de que as grandes empresas estão mais expostas aos desafios econômicos da China.
Enquanto isso, as pequenas empresas se beneficiam de histórias de crescimento local e da tendência de investimento em inteligência artificial e veículos elétricos.
O Olhar de um Especialista
Jitania Kandhari, vice-diretora de investimentos da Morgan Stanley, destaca: “As small caps nos mercados emergentes têm superado as grandes empresas desde o fim da Covid, seguindo padrões históricos em que as pequenas empresas superam as grandes após recessões.
Fortes ciclos de recuperação interna impulsionaram o desempenho inicial e o declínio nas empresas de grande capitalização impulsionou ainda mais as small caps.”
Desempenho das Small Caps em Números
O índice MSCI Emerging Markets Small Cap, que engloba 1.905 ações de empresas com valor de mercado médio de US$ 583 milhões, registrou um aumento de 14,2% até agora este ano.
Isso se compara a um ganho de apenas 1,8% em seu equivalente de grande capitalização, com um valor médio de mercado de US$ 7,9 bilhões.
Exemplos de Crescimento Notável
Algumas small caps individuais têm apresentado retornos impressionantes em 2023.
Empresas como a Wistron Corp e a Global Unichip Corp, de Taiwan, tiveram ganhos de 244% e 125%, respectivamente, devido às suas atividades relacionadas à inteligência artificial. Jindal Stainless Ltd. e Rail Vikas Nigam Ltd., na Índia, valorizaram-se em pelo menos 100% devido ao crescimento econômico do país.
A Coreana EcoPro BM liderou o Índice Bloomberg de Veículos Elétricos com um impressionante aumento de 204%. A empresa de educação brasileira Yduqs disparou 120%, recompensando os investidores que apostaram em sua recuperação pós-Covid.
China e os Desafios das Grandes Empresas
O domínio da China no índice de grande capitalização, com 375 empresas, torna as pequenas quedas nas grandes empresas chinesas, como Meituan e JD.com Inc., particularmente impactantes.
Relatórios de problemas de governança e transparência também afetaram empresas indianas do Grupo Adani.
Riscos e Volatilidade das Small Caps
Investir em small caps nos mercados emergentes não é isento de riscos. Essas ações são conhecidas por sua volatilidade e tendem a ser as primeiras a sofrer vendas quando o sentimento de risco piora.
Em crises passadas, como a bolha das “pontocom” em 2000, a crise financeira de 2008 e a guerra comercial EUA-China em 2018, o índice MSCI de small caps teve um desempenho inferior em torno de 30% em cada uma dessas ocasiões, comparado ao de suas contrapartes de grande capitalização.
Desafios Regulatórios e de Governança
Além da volatilidade, as small caps em mercados emergentes enfrentam desafios de regulamentação, interferência política e questões de governança.
Até mesmo em economias maiores, como a Índia, essas ações podem ser alvo de manipuladores de mercado, resultando em investimentos frustrados.
Perspectivas com a Redução das Taxas de Juros
Para small caps com gestão sólida e um plano de negócios consistente, o próximo impulso pode vir dos bancos centrais que planejam reduzir as taxas de juros.
Isso poderia prolongar o desempenho superior das small caps e amenizar as preocupações dos investidores em relação ao impacto da China sobre as grandes empresas.