Apesar das turbulências, o dólar terminou sexta-feira em declínio comparado ao real. O panorama contrastou com as tendências globais, onde a “moeda norte-americana” demonstrou vigor.
Assim, ao encerrar o dia, a cotação do dólar estava a 4,9405 reais, registrando uma queda de 0,24%. Contudo, ao olharmos para toda a semana, notamos um avanço de 1,34%.
Detalhes do Desempenho do Dólar
Na famosa B3, perto das 17:29 (horário de Brasília), o dólar futuro para o próximo vencimento apresentava retração de 0,33%, sendo cotado a 4,9610 reais.
Vale a pena relembrar que a quinta-feira marcou uma alta expressiva, de 1,70%, muito em função de dilemas fiscais e pela disputa intensa relacionada à Ptax mensal, que, por sua vez, tem grande impacto nos contratos futuros.
Posteriormente, a sexta-feira mostrou um período de ajustes. Alguns investidores aproveitaram o momento para assegurar lucros. O movimento de venda foi predominante, mantendo o dólar em queda durante todo o dia.
A Volatilidade do Dia
Ao observarmos as oscilações do dia, notamos uma mínima de 4,9005 reais, por volta das 10h35. No entanto, mais tarde, às 13h06, a moeda alcançou 4,9490 reais.
E, como mencionado pelo diretor da “Correparti Corretora”, Jefferson Rugik, considerando o cenário externo, o dólar teoricamente deveria estar ascendendo, mas “é tarde de sexta-feira” e essas são horas que, costumeiramente, mostram menos atividade, fazendo a moeda “andar de lado”.
Influência do PIB Brasileiro
Rugik ressalta outro fator importante: o desempenho do PIB brasileiro. O tão aguardado relatório do “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística” (IBGE) revelou um crescimento trimestral de 0,9%, ultrapassando as expectativas que sinalizavam um avanço mais modesto, de apenas 0,3%.
Perspectiva Internacional
Lá fora, o dólar estava em clima de otimismo, impulsionado por relatórios sobre o mercado de trabalho nos EUA. A economia americana gerou 187 mil novas vagas no mês passado, excluindo o setor agrícola.
Entretanto, houve revisões em relação aos números de julho, com uma atualização para 157 mil novas vagas, contra as 187 mil inicialmente relatadas.
Vale observar que a taxa de desemprego nos EUA registrou um aumento, atingindo 3,8%, enquanto os salários também experimentaram uma leve elevação.
Panorama Final da Moeda
Ao término do dia, o índice dólar (um indicador que compara o dólar a outras seis moedas importantes) cresceu 0,59%, alcançando 104,240.
Em meio ao dinamismo do cenário econômico brasileiro, o Banco Central demonstrou determinação e prontidão, ao disponibilizar e efetuar a comercialização de todos os 16.000 contratos de swap cambial tradicional, fortalecendo sua atuação no mercado.