A abertura da Dubai Airshow nesta segunda-feira marca a disposição das companhias aéreas do Oriente Médio em fazer encomendas expressivas de jatos de longo alcance, totalizando bilhões de dólares. Neste cenário, a Emirates reforça a sua confiança na aeronave Boeing 777X, apesar do surgimento de novos concorrentes, incluindo a Turkish Airlines.
As fontes revelaram que os anfitriões do evento, Emirates e flyDubai, estão determinados a ter um impacto significativo no início do segundo maior evento aeroespacial global, apesar das preocupações em relação à instabilidade do setor de viagens devido aos acontecimentos recentes na guerra de Israel em Gaza.
De acordo com fontes confiáveis, foi revelado que um novo pedido de 90 aeronaves Boeing 777X foi feito, o que representa um grande impulso para o programa, que tem sido afetado pela incerteza em relação ao seu cronograma. Atualmente, prevê-se que o maior jato bimotor do mundo seja lançado em 2025, depois de um atraso de cinco anos.
De acordo com especialistas, o pedido de apresentação do produto representa uma vantagem significativa em relação à concorrência emergente da Arábia Saudita e aos ambiciosos planos das companhias aéreas da Turquia e da Índia. Com um valor estimado em cerca de 40 bilhões de dólares, dependendo do modelo escolhido, esse pedido colocaria a empresa em uma posição de destaque no mercado.
Tanto a Emirates quanto a Boeing optaram por não fazer comentários sobre o assunto.
O possível pedido da Emirates à concorrente Airbus A350 parece ter sido pausado, segundo fontes do setor, enquanto as negociações se concentram em um acordo de motor com a Rolls-Royce. Até o momento, nenhuma das empresas envolvidas comentou sobre o assunto.
A procura pelos maiores jatos do mercado está crescendo significativamente devido a uma fase prolongada de desaceleração econômica seguida pelo impacto negativo da Covid-19 nas viagens de longa distância. Essas aeronaves são predominantes nos principais aeroportos da região e agora estão vendo um aumento na demanda.
Segundo especialistas do setor, estima-se que as companhias aéreas em todo o mundo estão em negociações para adquirir aproximadamente de 700 a 800 novos aviões, dos quais 200 a 300 são considerados os maiores do mundo. Isso ocorre à medida que as empresas atualizam seus planos de renovação de frota que foram interrompidos devido à pandemia.
No sábado, a Turkish Airlines (THY) conquistou destaque com a informação divulgada pela agência estatal Anadolu de que estavam em andamento negociações para a compra de até 355 jatos da Airbus.
De acordo com informações do setor, a empresa aérea está prestes a anunciar uma parte do acordo na próxima segunda-feira. A companhia informou que está em negociações para adquirir um total de até 600 aeronaves, que serão divididas entre Airbus e Boeing.
A FlyDubai, uma companhia aérea que opera com jatos Boeing 737 MAX para voos de médio curso, está prevista para fazer uma nova encomenda de aviões nesta segunda-feira, de acordo com fontes. Até o momento, a empresa não respondeu aos pedidos de comentário.
“De acordo com outras fontes, a especulação sobre um potencial grande pedido de jatos de fuselagem estreita da Riyadh Air da Arábia Saudita em Dubai é considerada prematura.”
A empresa de aviação, que informou que tomará uma decisão em breve, preferiu não fazer comentários.