A empresa alemã de peças automotivas, Continental, anunciou nesta segunda-feira que planeja demitir milhares de funcionários em sua divisão automotiva em todo o mundo. Essa medida faz parte de um plano mais amplo para economizar 400 milhões de euros anualmente a partir de 2025. A Continental está adotando essas medidas como uma resposta aos desafios enfrentados pela indústria automotiva e busca garantir sua sustentabilidade financeira a longo prazo.
Segundo a empresa, o número exato de demissões ainda não foi confirmado, mas espera-se que seja na faixa dos “milhares”.
“A notícia chega em um contexto de relatos sobre a possibilidade de reestruturação e venda de ativos por parte da Continental. O presidente-executivo, Nikolai Setzer, revelou em setembro estar considerando a alteração do controle da divisão ContiTech.”
O grupo tem como principais atividades a fabricação de pneus, a produção de software e recursos de segurança para a indústria automotiva, incluindo tecnologias de direção autônoma, e o desenvolvimento de tecnologias digitais para automóveis e outros setores por meio da divisão ContiTech.
No domingo, o periódico alemão Manager Magazin informou sobre os cortes de empregos planejados na divisão automotiva. Estima-se que aproximadamente 5.500 empregos serão eliminados, com mais de 1.100 dessas demissões ocorrendo nas 30 unidades da empresa na Alemanha.
No final de 2022, o grupo contava com uma força de trabalho de aproximadamente 200 mil colaboradores distribuídos por 57 países e mercados.
A Continental anunciou hoje que está planejando cortes em sua estrutura comercial e administrativa como forma de simplificar e racionalizar suas operações. Embora o número exato de cortes de empregos não tenha sido confirmado, a empresa afirmou que implementará uma série de medidas, que incluem venda de ativos, pesquisa e desenvolvimento e redução da produção. O objetivo dessas medidas é otimizar a eficiência e melhorar a rentabilidade da empresa.
A divisão de negócios será reestruturada, resultando na redução de seis para cinco áreas, com a dissolução do segmento Smart Mobility e sua realocação em outras áreas.
Na semana passada, a companhia anunciou que o setor automotivo registrou novamente lucro no terceiro trimestre e previu perspectivas positivas para o próximo trimestre. Contudo, a empresa também prevê um crescimento mais lento na demanda por veículos de passeio no próximo ano.