Se você, assim como boa parte dos empreendedores do Brasil, está precisando de uma forcinha para manter o seu negócio de pé ou para fazer uma ampliação necessária, mas não quer pagar os altos juros dos empréstimos tradicionais oferecidos pelos bancos e corretoras, a melhor opção é o programa Juros Zero.
Para te ajudar a entender como funciona essa linha de crédito especial para MEI e suas particularidades, trouxemos este post com os principais detalhes sobre esse assunto. Quer saber mais sobre o programa Juros Zero? Então continue lendo!
O que é o programa Juros Zero?
O programa foi criado em uma parceria entre o Governo e o Sebrae e trata-se basicamente de uma linha de crédito especial que, durante a pandemia, permite que empresários MEI recebam empréstimos de até 15 mil reais a juros zero, com a intenção de fomentar o empreendedorismo, promover o desenvolvimento econômico, estimular a formalização e garantir a sobrevivência dos negócios durante esse período de crise.
Nessa linha de crédito o empresário tem até 2 anos (vinte e quatro meses) para pagar sua dívida e ainda pode contar com até 3 meses de carência para começar a quitar as parcelas.
Quem pode participar?
Para conseguir essa linha de crédito é preciso ter um negócio com sede no estado de São Paulo e se encaixar em uma das seguintes categorias:
- Microempresa (ME);
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Erieli);
- Sociedade Empresarial de Responsabilidade Limitada (LTDA).
Se você não está devidamente formalizado e procura por esse tipo de crédito você pode corrigir isso através do Portal do Governo Federal, onde também é possível consultar a lista de todas as atividades que podem ser realizadas por um MEI.
Além disso, é importante ressaltar que outros estados possuem suas próprias linhas de crédito a Juros Zero para esse mesmo público, como é o caso de Santa Cataria e Paraná, por exemplo. No entanto, as condições e valores ofertados podem variar.
Quais as condições para conseguir o crédito?
Além de estarem devidamente formalizados em uma das categorias já citadas acima, os empresários que quiserem ter acesso a essa linha de crédito devem atender a mais dois requisitos:
- Concluir, através da internet, um dos cursos rápidos de qualificação voltados ao micro e pequeno empreendedor, oferecidos pelo governo em parceria com o Sebrae-SP, disponíveis na página Empreenda Rápido;
- Não possuir nenhum tipo de restrição no CPF ou CNPJ em nenhum órgão ou entidade.
Como conseguir o crédito?
Como dito anteriormente, essa linha de crédito é uma parceria entre o governo e a Sebrae e, portanto, para que o valor seja concedido o primeiro passo é atender aos requisitos mínimos exigidos.
Para isso é importante acessar a página Empreenda Rápido, clicar em “já tenho CNPJ” e dar início ao processo realizando ao menos um dos muitos cursos ofertados. Na plataforma estão disponíveis inúmeras vídeos aulas sobre gestão voltados para o publico MEI e também para as pequenas e microempresas (ME/EPP).
Depois de finalizado você pode seguir com a próximas etapas de solicitação através do site do Banco do Povo ou buscar por mais informações sobre o procedimento de solicitação de crédito, localizado no final da página Empreenda Rápido.
Quais os documentos necessários?
Embora possam ser exigidas mais informações ou documentos durante o processo, podemos dizer que os seguintes são essenciais:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias;
- Dados básicos sobre a conta bancária;
- Comprovante MEI, devidamente emitido pelo Portal do Empreendedor;
- CNPJ;
- Comprovante de endereço do estabelecimento comercial, caso o mesmo seja diferente da residência do empresário;
- Comprovante de renda, podendo ser tanto uma declaração de imposto de renda quanto o extrato bancário.
Do que depende a aprovação?
Assim como qualquer outra modalidade de crédito, no caso do programa Juro Zero também é necessário que o empresário comprove a capacidade de pegamento da dívida. Além disso, costuma ser necessário que o empresário apresente para qual fim utilizará o dinheiro e esse fim deve estar atrelado as atividades exercidas por ele. Como por exemplo:
- Pagar fornecedores;
- Comprar insumos ou equipamentos necessários para a execução da atividade;
- Quitar dívidas referentes ao negócio.
Caso você não apresente uma proposta de utilização adequada ou não comprove que pode pagar esse empréstimo, o saque desse valor pode acabar sendo comprometido, portanto é importante avaliar corretamente as suas condições a fim de aumentar as chances de ter o crédito aprovado.
Precisa de mais de 15 mil reais?
Além do programa Juros Zero, existem ainda uma segunda linha de crédito emergencial é destinada aos micro e pequenos negócios e conta com um subsídio de R$ 35 milhões. Nessa linha de crédito é possível realizar empréstimos de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) que pode ser parcelado em até 26 meses.
Esse tipo de empréstimo também conta com 90 dias de carência, no entanto, embora os juros sejam bem baixos quando comparados a outros programas eles não são zero, podendo variar entre 0,35% a 0,55% ao mês.
Para esse tipo de crédito os requisitos são os mesmos, ou seja, é necessário não ter restrições, comprovar a capacidade de pagamento, estar devidamente formalizado em uma das categorias já citadas e ter finalizado cursos do Sebrae disponíveis gratuitamente.
Essa modalidade de crédito também pode ser solicitada através do site do Banco do Povo.
Quando solicitar um empréstimo
Com tantas facilidades é bem possível que você fique tentado a adquirir um empréstimo mesmo que não precise de um. É importante ressaltar que esse não é um dinheiro fácil e que adquirir uma dívida desse tamanho pode te causar problemas futuros. Tendo isso em mente, separamos algumas situações nas quais pode ser interessante contratar crédito:
- Para melhorar os produtos a serem comercializados;
- Para aumentar a sua produtividade e, consequentemente, o seu lucro;
- Para evitar ter o CPF ou CNPJ restringido;
- Para pagar funcionários ou dívidas e manter o negócio aberto em tempos difíceis.
Agora você já sabe tudo que precisa sobre como contratar empréstimos com juros zero sendo microempreendedor individual. Se tiver alguma dúvida, basta deixá-la aqui embaixo que responderemos o quanto antes e não se esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar essa excelente oportunidade.