A empresa norte-americana de automóveis elétricos, Lucid, famosa pelo seu sedã de luxo Air, lançou seu primeiro utilitário esportivo, Gravity, na última quinta-feira. Com esse novo lançamento, a startup entra no lucrativo mercado de SUVs em um momento em que o mercado está cauteloso devido à desaceleração da demanda por veículos elétricos.
O Gravity, com um preço de aproximadamente 80 mil dólares e uma autonomia de cerca de 440 milhas (aproximadamente 710 quilômetros), está preparado para competir com o utilitário R1S, fabricado pela Rivian. Prevê-se que o Gravity entre em produção no final do próximo ano.
A Lucid, fabricante de veículos elétricos, apresentou seu novo modelo Gravity, que possui 5,3 metros de comprimento e três fileiras de bancos. Apesar de ter uma bateria semelhante à do Air, o veículo foi desenvolvido em uma plataforma completamente nova, como afirmou o presidente-executivo da Lucid, Peter Rawlinson, em entrevista à Reuters.
“Segundo Rawlinson, o Gravity irá ampliar consideravelmente as nossas oportunidades de mercado e explorar um mercado total endereçável que é quase três vezes maior e está em constante crescimento”, afirmou o diretor aos analistas na semana passada. O veículo apresenta um design de volante mais angular e uma tela de cockpit curva de 34 polegadas.”
A Lucid está contando com o sucesso do Gravity, que teve sua estreia antes da abertura do Salão do Automóvel de Los Angeles na sexta-feira, para impulsionar o seu crescimento. A preocupação com uma possível diminuição na demanda por veículos elétricos devido ao aumento da inflação e das taxas de juros está se tornando uma tendência no setor nos Estados Unidos.
Para incentivar o aumento da procura, os fabricantes de veículos elétricos decidiram embarcar em uma batalha de preços iniciada este ano pela Tesla. Várias empresas, incluindo Tesla, Ford e General Motors, postergaram planos de expansão ou melhorias em suas fábricas de veículos e baterias.
Na semana passada, a empresa Lucid decidiu reduzir a meta de produção para o ano de 2023, visando um melhor alinhamento com as entregas.