De acordo com informações de traders e do LSEG, as exportações marítimas de diesel e gasóleo dos portos da Rússia tiveram uma queda de 11% em outubro em relação ao mês anterior, totalizando aproximadamente 2,55 milhões de toneladas. Essa redução se deve a diferentes fatores, como grandes trabalhos de manutenção nas refinarias e a proibição da exportação de combustíveis.
De acordo com estimativas da Reuters, a capacidade ociosa de refino de petróleo primário registrou uma queda de aproximadamente 1,9% em outubro, totalizando 4,915 milhões de toneladas.
A Rússia implementou temporariamente uma proibição nas exportações de gasolina e diesel a partir do dia 21 de setembro, como uma medida para enfrentar a escassez interna. No entanto, as restrições em relação ao combustível de bunker e ao gasóleo com alto teor de enxofre foram suspensas.
No dia 9 de outubro, houve uma suspensão parcial do embargo, permitindo que a Rússia voltasse a exportar diesel de teor de enxofre ultrabaixo (ULSD) através dos oleodutos da Transneft. No entanto, essa permissão está condicionada ao fabricante fornecer pelo menos 50% do diesel produzido para o mercado interno.
De acordo com informações fornecidas pela LSEG e traders, as cargas de diesel no porto russo de Primorsk, que é a principal rota para as exportações de ULSD (Diesel Ultra Baixo em Enxofre) e dependente exclusivamente de remessas por oleodutos, aumentaram 10% em outubro em comparação com o mês anterior. Além disso, esse aumento representa um crescimento de 40% em relação ao plano inicial de 977.000 toneladas.
“PRINCIPAIS MERCADOS PARA EXPORTAÇÃO”
De acordo com informações divulgadas pela LSEG, em outubro, a Turquia continuou sendo o principal destino das exportações marítimas russas de diesel e gasóleo. No entanto, houve uma queda de 43% nos embarques de combustível em relação ao mês anterior, totalizando cerca de 605.000 toneladas.
Atualmente, cerca de 180 mil toneladas de diesel que foram carregadas nos portos russos durante o mês de outubro permanecem sem destino confirmado. Há também a possibilidade de uma parte dessas cargas serem enviadas para a Turquia.
A incerteza em relação ao destino dessas toneladas de diesel pode ser atribuída a uma série de fatores. Mudanças nas condições do mercado e flutuações nos preços do diesel podem influenciar a tomada de decisão dos proprietários das cargas. Além disso, questões logísticas e comerciais podem ter impacto na escolha do destino final para esses carregamentos.
Entre as possíveis opções, a Turquia surge como um potencial destino para uma parte dessas toneladas de diesel. A Turquia é um país estrategicamente localizado, com uma demanda crescente por combustíveis. Por essa razão, pode-se considerar que parte dessas cargas será redirecionada para atender a essa demanda.
No entanto, é importante ressaltar que a situação ainda não está confirmada e os proprietários das cargas continuam avaliando as diferentes alternativas disponíveis. Portanto, o destino final para essas 180 mil toneladas de diesel permanece incerto.
Deve-se observar que o mercado de combustíveis é altamente volátil e está sujeito a mudanças repentinas. As decisões sobre o destino desses carregamentos podem ser influenciadas por uma série de fatores, incluindo flutuações nos preços do petróleo, regulamentações governamentais e alterações nas condições econômicas globais.
Portanto, o acompanhamento das notícias relacionadas a essas cargas de diesel é fundamental para entender melhor como essa situação irá se desenrolar e qual será o destino final para esses carregamentos. À medida que mais informações forem divulgadas, um panorama mais claro sobre o destino dessas toneladas de diesel será estabelecido.
De acordo com os dados de transporte, os carregamentos de diesel provenientes de portos russos aumentaram 0,8% em relação ao mês de setembro, totalizando 590.000 toneladas destinadas ao Brasil.
Segundo dados do LSEG, no mês passado, aproximadamente 680.000 toneladas de diesel e gasóleo foram exportados de portos russos para países da África, como Líbia, Togo, Marrocos, Senegal e Costa do Marfim.
Em outubro, a Rússia enviou mais 270 mil toneladas de diesel para transferências de navio para navio próximo ao porto grego de Kalamata. Os destinos finais dessas cargas ainda são desconhecidos.
“Todas as informações de envio mencionadas acima são baseadas na data em que a carga será despachada.”