As Filipinas expressaram nesta terça-feira sua preocupação em relação às ações “agressivas” e “ilegais” da China no Mar do Sul da China, e pediram ao país que atue de forma responsável. Além disso, as autoridades filipinas negaram as alegações da China de que um navio de sua Marinha havia invadido a região, afirmando que tais afirmações são falsas.
No dia seguinte aos militares chineses emitirem uma advertência rara a Manila, alegando que um navio militar filipino “entrou ilegalmente” em águas próximas ao Scarborough Shoal, no Mar do Sul da China, foram feitos alguns comentários sobre o assunto.
Segundo Medel Aguilar, porta-voz das Forças Armadas das Filipinas, essa afirmação não corresponde à realidade. Um ocupante ilegal não possui o direito de impedir a entrada do proprietário legítimo em sua residência ou em seu terreno.
Em 2012, a China assumiu o controle da área depois de um conflito com as Filipinas e, desde então, tem mantido uma presença constante de guardas costeiros e barcos de pesca. Alguns desses barcos têm sido acusados pelo governo filipino de serem milícias marítimas.
Um processo legal foi movido por Manila no Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia, em relação a um local situado a 200 km da costa das Filipinas e dentro de sua zona econômica exclusiva (ZEE). Em 2016, o tribunal decidiu que a China não tinha base legal para sua reivindicação de 90% do Mar do Sul da China, de acordo com o direito internacional.
“A China optou por não reconhecer a importância da decisão histórica.”
“Tian Junli, representante do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular, afirmou na segunda-feira que a China agiu de acordo com a lei ao acompanhar, monitorar, advertir e bloquear o navio filipino.”
No entanto, o conselheiro de Segurança Nacional das Filipinas afirmou que o navio filipino 39 realizou “operações de patrulha de rotina” na área, mas enfatizou que o navio não violou qualquer espaço pertencente à soberania chinesa.
Em um comunicado, Eduardo Ano expressou sua opinião de que a China está mais uma vez exagerando nesse incidente, o que está levando a uma criação de tensões desnecessárias entre as duas nações.
Recentemente, ocorreram diversos incidentes entre a China e as Filipinas no Mar do Sul da China, com ambos os países se acusando mutuamente de uma colisão envolvendo uma embarcação da guarda costeira chinesa e um barco filipino.