Em resposta a perguntas sobre as aspirações políticas do presidente russo Vladimir Putin, o Kremlin afirmou nesta terça-feira que a campanha para a eleição presidencial do próximo ano na Rússia ainda não está em andamento e que a disputa poderá contar com um número variável de candidatos.
Há uma expectativa generalizada de que Putin, que tem ocupado o cargo de presidente ou primeiro-ministro desde 1999, esteja buscando e conquistará outro mandato de seis anos no próximo ano. Neste momento, a Rússia está envolvida em uma luta que Putin descreve como existencial com o Ocidente em relação à Ucrânia e à ordem mundial futura.
Quando questionado sobre a data em que o líder russo, de 71 anos, faria o anúncio oficial de sua candidatura para a corrida presidencial do próximo ano, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, respondeu: ”
“Ainda não foi definido o primeiro candidato, pois isso ocorrerá após o registro dos mesmos. É possível que haja um número variável de candidatos.”
“De acordo com a nossa Constituição, existem critérios estabelecidos para a elegibilidade ao cargo de presidente. Há várias pessoas que atendem a esses requisitos, no entanto, ainda não foi divulgada nenhuma campanha eleitoral”, afirmou.