A Instacart iniciou a semana recebendo diversos elogios dos analistas de Wall Street, uma façanha notável considerando os céticos que previam desafios para a empresa. Contudo, essas avaliações favoráveis não conseguiram alavancar suas ações.
Como principal player no mercado de entregas de alimentos nos EUA e conhecida formalmente como Maplebear, a trajetória da Instacart foi predominantemente descendente desde sua oferta pública de ações. Houve uma pequena recuperação de 0,3% na segunda-feira (16) após o encerramento do período de silêncio imposto aos analistas envolvidos no IPO da empresa.
A Mudança de Perspectiva após o IPO
Após um IPO com recepção tímida em setembro, em que os analistas não incentivaram a compra de ações da Instacart, a maré parece ter mudado.
Atualmente, a empresa ostenta nove recomendações de compra, sete neutras e apenas uma de venda. Com um preço-alvo médio de US$ 34,14, a Instacart supera tanto seu valor de fechamento recente de US$ 25,57 quanto seu preço de IPO de US$ 30, conforme informado pela Bloomberg.
Opiniões de Analistas e Futuro Promissor
Analistas do renomado JPMorgan, sob a liderança de Doug Anmuth, começaram a acompanhar as ações da Instacart com um olhar ponderado.
Eles ressaltaram sua “posição de liderança no mercado e vantagem tecnológica pioneira em uma categoria de crescimento secular, perfil de lucratividade saudável e potencial publicitário”.
Da mesma forma, Mark Kelley, da Stifel, junto com a Goldman Sachs, colocou um preço-alvo ousado de US$ 48 para a ação. Kelley acredita que a Instacart é “uma das empresas mais bem posicionadas para beneficiar da contínua penetração online no mercado alimentar dos EUA.”
O Potencial do Setor Publicitário da Instacart
Um aspecto que chama a atenção dos analistas é a atuação da Instacart no segmento publicitário. Para Alexander Potter e Ben Johnson, da Piper Sandler, o segmento é um verdadeiro “motor de lucratividade”, inigualável quando comparado a outras plataformas de gig.
Colin Sebastian, da Baird Equity Research, acrescentou que esse segmento pode ser considerado “um dos lançamentos de mídia de varejo de maior sucesso, talvez perdendo apenas para a Amazon.”
Desafios após a Estréia no Mercado de Ações
Apesar do lançamento bem-sucedido na bolsa, com a Instacart valorizando até 43%, os ganhos evaporaram no dia seguinte. Muitos investidores manifestaram preocupações com as perspectivas de crescimento no segmento de entregas de supermercado.
“Acreditamos que a dinâmica competitiva na indústria limitará o potencial de crescimento a longo prazo da Instacart,” disseram Scott Devitt e Michael Gerbino da Wedbush em uma nota.
Perspectivas para o Futuro
Apesar dos desafios, Ronald Josey, do Citigroup, vê um futuro promissor para a Instacart. Ele acredita que a empresa tem o potencial de “reacelerar o crescimento à medida que reinveste na aquisição de clientes.”
A eficiência crescente e o lançamento de novos produtos publicitários podem contribuir para uma expansão saudável das margens. Ele conclui que “o risco/recompensa é favorável nos níveis atuais, à medida que a Instacart se volta para a execução”.