Remédios destinados ao emagrecimento, como Ozempic, estão surgindo como ameaças potenciais para uma variedade de indústrias, incluindo a de fast food e a do tabaco.
Um recente estudo do Barclays indica que o mercado pode não ter ainda incorporado plenamente as implicações desse fenômeno.
Redução do Consumo de Produtos Viciantes
Além de auxiliar no emagrecimento, há relatos de que esses medicamentos podem também diminuir o desejo de consumir produtos viciantes, como bebidas alcoólicas e tabaco.
Dada a crescente aceitação destes remédios, empresas icônicas como a fabricante da Pepsi, PepsiCo, e a produtora de tabaco Altria podem sentir o impacto. De acordo com a análise do Barclays, conduzida por Jigar Patel, tais empresas podem ver uma diminuição na demanda.
Desempenho no Mercado de Ações e Implicações
Enquanto a popularidade desses medicamentos se intensifica, alguns indicadores de mercado têm mostrado tendências interessantes.
Por exemplo, o setor de alimentos processados viu uma queda de aproximadamente 14% em seu valor, enquanto outros índices, como o S&P 500, apresentaram crescimento.
Contudo, nem todos os sinais apontam para uma visão pessimista. A avaliação da capacidade de pagamento da dívida da McDonald’s, por exemplo, melhorou, indicando uma visão de que a empresa se tornou menos arriscada.
Ganhadores Potenciais com a Popularização dos Medicamentos
A onda de medicamentos para perda de peso não traz ameaças apenas; algumas empresas podem se beneficiar dela. O relatório do Barclays destaca que a CVS Health pode ver um aumento na demanda, pois mais pessoas podem procurar por essas prescrições.
Além disso, a vertente de seguros de saúde da empresa, a Aetna, pode encontrar oportunidades de crescimento se um número significativo de pessoas conseguir emagrecer usando estes medicamentos.
Posicionamento das Empresas Frente à Nova Realidade
Empresas estão em modo de observação, tentando avaliar como esses remédios podem moldar seus futuros.
Por exemplo, Steve Cahillane da Kellanova (uma produtora de lanches) mencionou que sua empresa está analisando o efeito desses medicamentos sobre os hábitos alimentares dos consumidores. Essa é uma maneira proativa de adaptar suas ofertas de acordo com as mudanças na demanda.
Perspectiva do Barclays para o Futuro
Para o Barclays, a popularização dos medicamentos baseados em hormônios GLP-1 é uma tendência importante a ser observada.
Isso se alinha com outros temas emergentes como o crescimento da inteligência artificial, a mudança para fontes de energia mais sustentáveis e as transformações no setor de telecomunicações e mídia.