As reservas de petróleo bruto dos Estados Unidos apresentaram uma redução na última semana. Esta queda surpreendeu os analistas, uma vez que os números indicaram uma diminuição de 2,2 milhões de barris, deixando as reservas em 416,3 milhões de barris.
Isso contrastou com as expectativas anteriores de uma diminuição de apenas 320.000 barris. A região central de entrega de Cushing, Oklahoma, também acompanhou essa tendência de queda, com uma diminuição de 943.000 barris em suas reservas.
Produção e Refino de Petróleo
A produção de petróleo sofreu uma diminuição de 239.000 barris por dia na semana anterior. Ao mesmo tempo, as taxas de utilização das refinarias experimentaram uma queda de 2,4 pontos percentuais durante o mesmo período.
Aumento nos Estoques de Gasolina
Os estoques de gasolina nos Estados Unidos, por outro lado, aumentaram em 1 milhão de barris na última semana, atingindo um total de 220,5 milhões de barris. Isso surpreendeu os analistas que previam uma diminuição de 120.000 barris.
Aumento nos Estoques de Derivados
Os estoques de derivados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, também aumentaram em 400.000 barris na semana anterior, chegando a 120,1 milhões de barris. Isso foi contrário às expectativas de uma queda de 1,3 milhão de barris.
Aumento nas Importações Líquidas de Petróleo
As importações líquidas de petróleo nos Estados Unidos tiveram um aumento de 1,77 milhão de barris por dia, de acordo com os dados divulgados pela Administração de Informação de Energia (AIE).
Impacto nos Preços do Petróleo
Após a divulgação desses dados, os contratos de petróleo Brent e de petróleo dos EUA (WTI) registraram aumentos e alcançaram máximas da sessão.
Os preços atingiram valores de 96,03 e 93,44 dólares por barril, respectivamente. Essa reação positiva nos preços pode ser atribuída à redução inesperada nas reservas de petróleo bruto, indicando uma possível pressão sobre o mercado.