A recente decisão do Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, resultou em um congelamento dos preços de combustíveis. “Concordamos, após um trabalho de entendimento entre as refinarias, os produtores e o Estado, que não haverá mais aumento de combustíveis até 31 de outubro”, declarou Massa no X (ex-Twitter).
Contexto Eleitoral
O anúncio ocorre em um momento crucial, já que em 22 de outubro, o país terá seu primeiro turno na disputa presidencial, e Sergio Massa está entre os concorrentes.
Desvalorização do Peso
Uma desvalorização significativa de 22% do peso em relação ao dólar foi registrada na segunda-feira anterior. Isso desencadeou um aumento nos preços internos, devido à alta cotação do dólar no mercado paralelo, com o “dólar blue” chegando a ser cotado a 760 pesos.
Resultados das Primárias e Situação Econômica
Nas primárias que ocorreram no último domingo, Massa ficou em terceiro lugar, com Javier Milei saindo vitorioso. A Argentina está atualmente lutando contra uma inflação que supera 100% ao ano.
Especialistas antecipam um agravamento dessa situação, levando em consideração as recentes instabilidades do mercado e o aumento na taxa de juros introduzido pelo Banco Central da República Argentina (BCRA).