O AliExpress, uma das plataformas de compras mais populares entre os brasileiros, revelou uma atualização significativa para seus usuários na última sexta-feira, 14. Vamos aos pormenores.
Em um comunicado oficial, a empresa anunciou que está em linha com o novo programa do governo federal para envios internacionais, denominado “Remessa Conforme”.
A implementação deste programa no Brasil está prevista para começar no próximo mês.
Cooperação do AliExpress com Iniciativa Governamental
Conforme o Valor Econômico, a empresa expressa otimismo em relação ao novo programa, considerando-o uma forma de garantir maior transparência e eficiência no ecossistema de comércio eletrônico internacional do país.
Todas as empresas que aderirem ao “Remessa Conforme” serão isentas do imposto de importação de 60% em envios de até US$50.
Além disso, essas empresas poderão enviar produtos para o Brasil com liberação automática das remessas nos Correios.
De acordo com o AliExpress, essa decisão permite que os consumidores brasileiros continuem adquirindo produtos internacionais a preços acessíveis. O novo programa do governo trará benefícios tanto para o comércio eletrônico internacional para o Brasil quanto para o comércio do Brasil para o exterior.
Posição do Varejo Brasileiro Diante de Alguma Questão
De acordo com as empresas varejistas do país, a isenção do imposto pode gerar um desequilíbrio tributário.
Enquanto os sites internacionais que conquistarem a isenção pagarão apenas 17% de ICMS, as empresas nacionais precisam arcar com diversos tributos locais (federais, estaduais e municipais).
Estima-se que a carga tributária para as empresas nacionais varie entre 80% a 130% em toda a cadeia produtiva e de distribuição, de acordo com o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo).
O AliExpress, do grupo Alibaba, afirmou que está empenhado em colaborar com as autoridades brasileiras para impulsionar o desenvolvimento da economia digital do Brasil, conforme relatado pelo Valor Econômico.
A Cainiao, operação logística do Grupo Alibaba, possui um acordo de distribuição no Brasil com os Correios.
O AliExpress, um serviço de varejo online, foi fundado em 2010 e faz parte do conglomerado chinês Alibaba Group.