Receber uma quantia extra no início da semana pode ser a chance que muitas pessoas aguardavam para dar continuidade ao mês.
Os correntistas da Caixa Econômica Federal têm a opção de sacar uma parcela única de até R$ 5 mil. Já aqueles que não possuem conta no banco, têm a opção de acessar os recursos na poupança social do Caixa Tem.
Para receber uma parcela de R$ 5 mil ou mais usando o Caixa Tem, é necessário optar pelo saque-aniversário do FGTS. Essa modalidade permite o saque anual de 5% a 50% do saldo mais uma parcela bônus, dependendo do valor disponível.
Os trabalhadores com carteira assinada que possuem saldo na conta do Fundo de Garantia podem fazer essa opção, mas é preciso abrir mão do saque-rescisão, que é o recebimento de todo o valor acumulado em caso de demissão sem justa causa. Nesse caso, o trabalhador receberá apenas a multa de 40% sobre o saldo.
Ao escolher o saque-aniversário, é possível cadastrar a conta do Caixa Tem para receber a parcela anual do FGTS. É também possível informar uma conta bancária de outra instituição, sem prejuízo algum. É importante lembrar que para receber o benefício ainda em 2023 é necessário fazer a transição no mês de aniversário do trabalhador.
Saque-aniversário do FGTS: entenda quanto é possível receber
O sistema calcula automaticamente o valor a ser pago no saque-aniversário com base no saldo disponível na conta do Fundo de Garantia do trabalhador, transferindo-o para o Caixa Tem se o cliente preferir. Essa transferência ocorre sempre no mês de aniversário do trabalhador.
Passo a passo para receber o saque-aniversário no Caixa Tem
Para receber o saque-aniversário na poupança do Caixa Tem, o trabalhador precisa solicitar a opção no App do FGTS no mês de seu aniversário, seguindo os passos abaixo:
- Faça login no App FGTS;
- Selecione “Meus FGTS”;
- Escolha “Saque-aniversário”;
- Confirme a transferência para o saque-aniversário;
- Aceite os termos;
- Cadastre a conta do Caixa Tem;
- Finalize a solicitação.
Dessa forma, o valor do saque-aniversário será transferido automaticamente para a poupança social digital do Caixa Tem no mês de aniversário do trabalhador.