Chega ao Brasil a Foton Tunland, a primeira picape do mercado com motor diesel e elétrico. Com preço a partir de R$ 250 mil, o veículo híbrido estará disponível nas versões V7 e V9, ambas com tração 4×4. No entanto, as picapes ainda estão em processo de homologação e as entregas só terão início a partir de janeiro de 2025.
Mesmo assim, o modelo promete ser a primeira picape híbrida a diesel do mercado, já que a BYD Shark será híbrida a gasolina. Na nova linha de picapes da Foton, a V9 tem um apelo mais urbano. Por isso, possui suspensão traseira do tipo McPherson, mais comum em automóveis.
Em termos de dimensões, a Tunland V9 é maior do que as picapes médias e próxima das Full-Size, como a RAM 1500, lembrando o modelo da marca norte-americana. São 5,61 m de comprimento, 2,09 m de largura, 1,95 m de altura e 3,35 m de distância entre-eixos.Entre os diferenciais em relação à irmã Tunland V7 está apenas o teto solar panorâmico.
O segundo modelo da linha das picapes da Foton é mais voltado para o trabalho, especialmente em terrenos off-road. Por isso, a suspensão é um pouco mais rígida, com feixe de molas calibrado para operações fora de estrada, atendendo a outros tipos de trabalhos pesados.
Ambas as picapes, V7 e V9, compartilham o mesmo motor: um 2.0 diesel Aucan combinado com um motor elétrico de 48V. O motor diesel é um quatro cilindros com turbocompressor do tipo VGT, desenvolvendo 175 cv de potência e 45,9 mkgf de torque máximo. Segundo a montadora, em conjunto com o motor elétrico, consome 12,5 km/l de combustível.
Além disso, a Foton Tunland conta com modernos recursos tecnológicos e um preço competitivo. O destaque vai para a grade frontal pronunciada, os faróis de LEDs com ajuste automático e a cabine espaçosa com bancos forrados com couro e ajustes elétricos.
A picape oferece um amplo conjunto de itens de segurança, como seis airbags, freios ABS e EBD, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência de frenagem e muitos outros.
Com planos de expansão no Brasil, a Foton está há 13 anos no país e, além da Tunland, oferece uma linha de caminhões e utilitários. Com valores competitivos e uma ampla rede de concessionárias, a marca promete conquistar seu espaço no mercado nacional.