No mês de abril, a produção e licenciamento de veículos apresentaram um crescimento significativo em relação a março, de acordo com informações divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quarta-feira (8).
O total de veículos, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, produzidos atingiu a marca de 222,1 mil unidades, representando um aumento de 13,5% em comparação com o mês anterior e uma expansão de 24,2% em relação a abril de 2023. Esses números contribuíram para elevar o total de veículos montados no primeiro quadrimestre do ano para 760,1 mil unidades, o que representa um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas também apresentaram um incremento mensal significativo, atingindo 220,8 mil unidades, o que representa um crescimento de 17,6%. Em termos anuais, esse aumento chega a 37,4%, de acordo com os dados divulgados pela entidade.
No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o volume de veículos emplacados no Brasil teve um crescimento de 16,3%, superando a projeção da entidade para o ano de 2024, que era de 7% de aumento.
No início de abril, as vendas de veículos novos já haviam alcançado o melhor desempenho para o mês desde 2014. Para as montadoras, esse resultado indica uma tendência de recuperação do mercado interno, impulsionada pela redução das taxas de juros, apesar das exportações ainda apresentarem fragilidades.
No primeiro trimestre do ano, as vendas de veículos novos registraram um crescimento de 9,1%, totalizando 514,6 mil unidades entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, conforme destacado pela Anfavea.